Weinert
"FAMÍLIA WEINERT" - Registros históricos
Texto de Fátima WEINERT:
Uma pequena viagem na história da família, que deixou Sliwice, Kujawsko Pomerânia, Prússia, atual Polônia, para fixar residência no Brasil, em nossa Castro de Antigamente.
Em 27 de maio de 1886, a família WEINERT desembarcou no Brasil. (Vapor Hipparchus, vindo da Antuérpia )
Vapor Hipparchus - 1886 |
Na Lista de passageiros Marianna Wilkowska, viúva de Jacobus Weinert, sua filha Catharina, casada com Johann FIEREK e os netos Franz, Veronika e Arniela.
Ainda, o sobrinho Carl Weinert, sua mulher Francisca Meger e a filha Catharina.
Dia 04/06/1886, entraram na hospedaria dos Imigrantes, no Paraná e no dia 10, saíram com destino a Castro. (os nomes e sobrenomes sofreram algumas alterações no registro).
Em 13 de fevereiro de 1889, outra parte da família WEINERT desembarcou no Brasil, vindo de Lonsk, Westpreusen (Prússia).
Na Lista de passageiros Wilhelm WEINERT, sua mulher Antonie Bretsch, e os filhos Cecilie, Marcellus, Rosalie, Theresie e Valerie. Embarque em 13 de fevereiro de 1889, no Vapor Paranaguá, com destino ao porto do Rio de Janeiro.
(atualizado)
Meu trisavô Wilhelm, filho de Martinus e Sophia Wilkowska, nasceu no dia 22/08/1849, Sliwice Kujawsko Pomerânia e faleceu em 30/121924, em Castro
-> Minha trisavó Ottilia Antonia Bretsch, em 1853, Linówek, Starogardzki, Gdansk, Prússia e faleceu em 11/07/1896, em Castro.
Eles se casaram em 1877, em Sliwice.
Minha bisavó Rosalie Weinert, nasceu em 13/07/1880, em Sliwice, casou com Alberto SOLEK em 23/08/1898 (religioso) e 28/11/1904(civil). E, faleceu em 09/12/1957, em Castro.
Tomei a liberdade de incluir um "Check-in", mas não estou em Sliwice. É apenas para os parentes próximos e distantes poderem ver como é o lugar de onde vieram os Weinert, 134 anos após eles deixarem a Prússia.
História da família Weinert
Wilhelm Weinert (Guilherme) eram irmãos Carlous Weinert (Carlos). Carlos era nosso tetravô. Eles vieram pro Brasil entre 1888 e 1889, residiram em colonias na cidade de Castro e por lá a família foi crescendo.
Basicamente, todos os Weinerts que estão em Castro, são descendentes
do Carlos, Do Guilherme, o ramo é menor, visto que não temos informações os demais filhos, homens não sabemos para onde foram.
O Carlos veio para o Brasil com a Esposa, filhos e com a sogra. Os filhos casaram com familias polacas que residiam na mesma colonia, então, acabamos tendo ramos nas famílias, Tabor, Mauda, Solek, Meger, Firek, Milek, Schendroski, Proença, e por ai afora...
O nosso bisavó Conrado Weinert, e sua esposa Lucia Tambor, tiveram 7 filhos que eu sei, Pedro Weinert, Leonardo Weinert, Paulo Weinert, Lauro Weinert, Wadislau Weinert, José Weinert, Adélia Weinert, Tereza Weinert.
Achei importante passar a informação, é um pouquinho da nossa história e como os Weinert, chegaram ao Brasil.
Se alguém tiver mais algo a acrescentar, fique a vontade.
* * *
Descendência até Michelle Weinert:
FAMÍLIA KLUCSKOVSKI
REFERÊNCIAS:
WEINERT, Fátima. Tradição Oral da Família. Acervo material e imaterial. Via Facebook.
Comentários
Postar um comentário